FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL: A QUESTÃO AGRÍCOLA E A INSERÇÃO DO MERCOSUL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.125139

Autores

  • Vera Lucia Abib Chemim Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgember Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

Economia Internacional, Mercosul, Protecionismo

Resumo

O comércio agrícola internacional vem sendo discutido com uma ênfase nunca vista em toda história econômica mundial. Isso se deve ao fenômeno da globalização econômica e a crescente expectativa de crescimento dos fluxos internacionais de comércio de produtos primários originados dos países em desenvolvimento com destino aos países desenvolvidos. Esse fluxo maior possibilitaria uma participação maior dos países mais atrasados na renda mundial e, eventualmente, por conta de transferências internas inter-setoriais de renda e outros mecanismos econômicos, um caminho para estes países alcançarem o desenvolvimento econômico e social. No entanto, os países mais desenvolvidos, representados por União Européia, Estados Unidos e Japão, também interessados em fortalecer a produção e a exportação de seus produtos agrícolas, adotam políticas de estímulos aos seus produtores tão importantes que acabam por penalizar de forma profunda o comércio agrícola dos países em desenvolvimento. Neste contexto, o objetivo deste artigo é verificar os fundamentos econômicos favoráveis a um aumento da corrente de comércio externo como meio para alcançar o desenvolvimento econômico e social.

Downloads

Publicado

2009-08-03

Como Citar

CHEMIM, V. L. A.; HILGEMBER, C. M. de A. T. FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL: A QUESTÃO AGRÍCOLA E A INSERÇÃO DO MERCOSUL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.125139. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2842. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos