O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA LEITURA DO MUNDO: o letramento estatístico - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.045053

Autores

  • Irene Mauricio Cazorla Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Franciana Carneiro de Castro Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

leitura de dados estatísticos, professor de Matemática, cidadania, formação docente

Resumo

As informações estatísticas permeiam o cotidiano dos cidadãos e muitas acabam influenciando suas decisões. Contudo, essas informações podem conter armadilhas, que o cidadão comum não consegue perceber e desarmar por não possuir conhecimentos básicos de Estatística. Nesse sentido, a inclusão dos conceitos básicos de Estatística e Probabilidades no currículo da Educação Básica, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, possibilita um grande avanço na formação para a cidadania. Para tanto, se faz necessário repensar a formação profissional dos professores para que possam desenvolver uma atitude de reflexão e crítica e novas abordagens educativas no processo de trabalho, o qual revela a complexidade que envolve a ação de ensinar e aprender a leitura matemática em sala de aula. Assim, torna-se indispensável para quem trabalha com a formação inicial e continuada dos professores, incorporarem novos elementos formativos a partir das referências cognitivas que direcionam os esquemas de ação dos professores na constituição de um corpo de saberes e práticas concernentes à ação docente que permita que a experiência cotidiana possa ser incorporada de forma crítica na prática escolar.

Downloads

Publicado

2009-08-03

Como Citar

CAZORLA, I. M.; DE CASTRO, F. C. O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA LEITURA DO MUNDO: o letramento estatístico - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.045053. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2834. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos