A RENOVAÇÃO CONSERVADORA DO CAMPO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL E SUA EXPRESSÃO NOS MANUAIS DE ENSINO:ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A “PEDAGOGIA E METHODOLOGIA” DO P e. CAMILLO PASSALACQUA(1887)

Autores

  • Olinda Maria Noronha Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

História da Educação, Escola Normal, Manuais de Ensino, Pe. Camillo Passalacqua

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão preliminar sobre o pensamento do Pe. Camillo Passalacqua (1887) expresso no livro intitulado “Pedagogia e Methodologia”. A partir de suas considerações metodológicas sobre o Ensino Mútuo, sobre os Prêmios e sobre as Punições, o texto procura elaborar uma interpretação contextualizada de como se desenvolveu uma espécie de renovação conservadora do campo educacional pós-colonial que se formalizou nos manuais de ensino. Este artigo pretende apresentar também uma contribuição para a Linha de Pesquisa “Estudos Históricos-Biográficos do Pensamento Educacional Brasileiro” (GT - H istedbr Americana e H istedsal).

Downloads

Publicado

2009-07-30

Como Citar

NORONHA, O. M. A RENOVAÇÃO CONSERVADORA DO CAMPO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL E SUA EXPRESSÃO NOS MANUAIS DE ENSINO:ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A “PEDAGOGIA E METHODOLOGIA” DO P e. CAMILLO PASSALACQUA(1887). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2814. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos