JORNALISMO CIENTÍFICO: O COMPROMISSO DE DIVULGAR CIÊNCIA À SOCIEDADE - A COMUNICAÇÃO ENTRE JORNALISTAS E PESQUISADORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Aline de Oliveira Rios
  • Ana Caroline Machado
  • Flaiane Cristine Knoll
  • Marcio de Oliveira
  • Marlene Valsko Portes
  • Tiago Cruz Ferreira da Silva

Palavras-chave:

comunicação científica, jornalismo especializado, ética profissional

Resumo

O presente trabalho mostra as principais características do jornalismo científico, ressaltando a importância do trabalho jornalístico enquanto “tradutor” de uma linguagem extremamente especializada, utilizada pelos pesquisadores, e a divulgação do resultado de pesquisas para o público leigo. São abordadas também as dificuldades encontradas pelos jornalistas e cientistas no processo de disseminação, pois, embora lutem pela mesma causa, a melhoria da vida da sociedade, os profissionais destas áreas divergem em alguns pontos. Entre os impasses estão a simplificação exagerada e a sensacionalização na publicação dos resultados de trabalhos científicos. Um profissional que almeja especializar-se nesta área precisa ter consciência de que deve também ser um pesquisador, ou seja, estudar muito o tema pautado, para não colocar em risco o trabalho do cientista. Deve-se ter em mente também que uma informação deturpada pode causar sérias conseqüências à sociedade. A origem do jornalismo científico, suas funções, objetivos e a ética jornalística são os principais aspectos tratados ao longo do texto.

Downloads

Publicado

2009-07-24

Como Citar

RIOS, A. de O.; MACHADO, A. C.; KNOLL, F. C.; DE OLIVEIRA, M.; PORTES, M. V.; DA SILVA, T. C. F. JORNALISMO CIENTÍFICO: O COMPROMISSO DE DIVULGAR CIÊNCIA À SOCIEDADE - A COMUNICAÇÃO ENTRE JORNALISTAS E PESQUISADORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2785. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos