A BUSCA DO LUCRO DO INOVADOR ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS ENQUADRADAS NO SIMPLES

Autores

  • Divonsir de Jesuz da Silva Dutra
  • Kazuo Hatakeyama Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Hélio Gomes de Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Antonio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palavras-chave:

diferenciação, sobrelucro, lucro adicional, lucro do inovador

Resumo

A gestão do conhecimento como fator de inovação e de diferenciação pode ser utilizada pelas micros e pequenas empresas através do tratamento diferenciado e favorecido proporcionado pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES). A redução dos impostos e contribuições torna as empresas mais competitivas, pois fazem parte do custo total. Se apropriado e investido na gestão do capital intelectual proporciona inovações que viabilizam novos investimentos na gestão, gerando um novo lucro derivado da inovação. O presente trabalho tem como objetivo a análise do impacto do SIMPLES na competitividade das micros e pequenas empresas num ambiente de concorrência perfeita e de concorrência monopolística. A metodologia utilizada no desenvolvimento foi a revisão bibliográfica pela qual se embasou a análise da Lei que originou o sistema. Os principais resultados encontrados foram: as empresas enquadradas no SIMPLES que não repassam as vantagens para os preços apropriam-se de lucros adicionais; as que repassam as vantagens para os preços são competitivas via preços; as que investem o lucro adicional buscam a diferenciação através da inovação, competindo com o produto, apropriando-se do lucro do inovador. O SIMPLES viabiliza a diferenciação, visando à monopolização temporária do mercado.

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Publicado

2009-07-24

Como Citar

DUTRA, D. de J. da S.; HATAKEYAMA, K.; DE CARVALHO, H. G.; DE FRANCISCO, A. C. A BUSCA DO LUCRO DO INOVADOR ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS ENQUADRADAS NO SIMPLES. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2783. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos