LUIZ GAMA: UM POETA E DEFENSOR DOS DIREITOS DOS CATIVOS NO BRASIL OITOCENTISTA

Autores

  • Jose Geraldo Rocha Unigranrio
  • Tamiris Dorville Unigranrio
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNIGRANRIO.
  • Ricardo Marinho Unigranrio

Resumo

Pretende-se neste artigo enaltecer a imagem de Luiz Gonzaga Pinto da Gama, um escritor, Poeta, Jornalista e, principalmente, abolicionista, advogado dos escravos, como ele mesmo se anunciava no principal veículo de comunicação da São Paulo oitocentista e como intitulou e o referenciou o escritor Nelson Câmara em sua obra de mesmo nome, e que segundo Boris Fausto em sua Obra “História Concisa do Brasil”, 2014, cita a trajetória histórica de Gama como digna de uma Novela, dado que este, lutou em prol da luta abolicionista com tamanho clamor e fervura. E é desta forma que Luiz Gama é retratado nas demais obras dos poucos historiadores que se atreveram a esmiuçar sua história, assim como narrar essa emocionante história de um homem que sem dúvidas foi um dos esponsáveis pela hoje abordada e presente existência da consciência negra, sobretudo no Brasil, país de raízes africanas.

Palavras-Chave: Direitos. Abolição. Escravidão. Luiz Gama.


Biografia do Autor

Jose Geraldo Rocha, Unigranrio

Dr. em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor Adjunto Doutor no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas e Bolsista de Produtividade em Pesquisa UNIGRANRIO/FUNADESP

Tamiris Dorville, Unigranrio

Graduada em Historia pela Unniganrio

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNIGRANRIO.

Professora do PPGHCA/UNIGRANRIO. Pós-Doutorado em História. Doutorado em Sociologia. Mestrado e Graduação em História.

Ricardo Marinho, Unigranrio

Professor do Curso de História da UNIGRANRIO. Doutorado em Ciências Sociais. Mestre em Sociologia e Graduação em História.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

ROCHA, J. G.; DORVILLE, T.; PINHEIRO LIMA, J. de C.; MARINHO, R. LUIZ GAMA: UM POETA E DEFENSOR DOS DIREITOS DOS CATIVOS NO BRASIL OITOCENTISTA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 131–140, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12718. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Cidadania