“RECUPERAR O IRRECUPERÁVEL?” – O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NA MÍDIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Paulo Roberto Braga Junior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP.
  • Ernando Brito Gonçalves Junior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - PARANÁ.

Resumo

Dentre as diversas mídias capazes de influenciar o debate e a problematização de certos fenômenos sociais, a televisão tem um lugar de destaque. A partir dessa consideração, o objetivo desta pesquisa foi verificar a construção do processo de subjetivação sobre adolescentes em conflito com a lei, tendo como base reportagens de programas televisivos de cunho jornalístico e policial. Buscou-se, também, identificar se as percepções de estudantes do ensino médio de uma escola pública coincidem com os discursos presentes em algumas reportagens televisivas que têm como foco o adolescente autor de ato infracional. Para tanto, utilizou-se, como métodos, a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo. Assim, foi possível verificar que determinados programas de televisão operam como violadores de direitos e como reprodutores de estigmas e preconceitos. Quanto aos estudantes que participaram da pesquisa, foi possível identificar nos mesmos um desejo de punições mais severas, além do reconhecimento do impacto causado pelas mídias.

Palavras-Chave: Televisão. Sociedade. Reportagens. Impacto.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Braga Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP.

Advogado. Especialista em Educação e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. Servidor da Secretaria Estadual de Educação do Paraná – SEED/PR. E-mail: pbragajunior@hotmail.com.

Ernando Brito Gonçalves Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - PARANÁ.

Professor do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/PR. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. E-mail: ernandobrito@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

BRAGA JUNIOR, P. R.; GONÇALVES JUNIOR, E. B. “RECUPERAR O IRRECUPERÁVEL?” – O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NA MÍDIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 227–237, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12334. Acesso em: 20 abr. 2024.