TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: ABORDAGEM ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Autores

  • Juliano Del Gobo Faculdades Cescage
  • Virginia de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa. Prefeitura Municipal de Carambeí.

Resumo

O presente artigo objetiva aproximar Cultura da Paz e Assistência Social, relacionando os temas em uma proposta de educação para a paz através de trabalho social com famílias com históricos de violência intrafamiliar e comunitária, atendidas por serviços de assistência social em um município de pequeno porte, da região dos Campos Gerais- PR. A assistência social, a partir da Constituição Federal de 1988, tornou-se compromisso do Estado, por meio da oferta de serviços continuados visando proteção social e a garantia de direitos a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. No ano de 2014, especificamente no departamento de proteção social especial, desenvolveu-se um trabalho social com família a partir de metodologias e dinâmicas de grupos baseados na educação para a paz. No primeiro grupo, formado pelas famílias, trabalhou-se com os 10 passos para a cultura da paz. O segundo e terceiro grupo, formado pelos adolescentes, trabalhou-se com quatro eixos centrais: “modo de ser”; “aprender”; “conscientizar-se” e “fazer escolhas”. A experiência apresentada nos deu mais propriedade para afirmar a potencial relação que existe entre o trabalho social com famílias no âmbito da política de assistência social e cultura de paz.

Palavras-chaves: Cultura da Paz. Trabalho Social com Famílias. Violência.

Biografia do Autor

Juliano Del Gobo, Faculdades Cescage

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2017. Formação em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano, em Curitiba, no ano de 2017. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Especialização em Metodologia de Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (2012). Atua como professor assistente nas Faculdades Cescage (cursos de Psicologia e Fisioterapia). Atuou como psicólogo na política pública de Assistência Social (Proteção Social Especial), entre 2011 e 2013, e na política pública de saúde (Atenção Psicossocial), entre 2013 e 2015. Atualmente ocupa o cargo de psicólogo no Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em Ponta Grossa, sendo técnico de referência para Proteção Social Especial de média complexidade e para o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Como pesquisador, tem trabalhos publicados na área de políticas públicas, saúde coletiva, sociologia da saúde, psicologia: ciência e profissão, reforma psiquiátrica, sistema único de assistência social, práticas integrativas e complementares.

Virginia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Prefeitura Municipal de Carambeí.

 Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR; Mestrado em Ciências Sociais (2008); Bacharel em Serviço Social  (1996); Especialização em Politica de Atendimento a Criança e ao Adolescente (1999); Especialização em Educação Especial (2001). Especialização em Política de Assistência Social (2016). Atualmente atua como assistente social no município de Carambeí, PR.

 

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

DEL GOBO, J.; SOUZA, V. de. TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: ABORDAGEM ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PARA A PAZ. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 202–213, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12333. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos - Cultura de Paz e desdobramentos no século XXI