A UNIVERSIDADE E O SEU PAPEL PARA A PROMOÇÃO DA PAZ: A EXPERIÊNCIA DA AÇÃO DE EXTENSÃO DE YOGA E CULTURA DE PAZ NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Pricila Cristina Marques Aragão Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Kelma Socorro Lopes de Matos Universidade Federal do Ceará

Resumo

O artigo busca refletir sobre a ação de extensão intitulada “Yoga e Cultura de Paz na FACED”, pertencente ao Projeto de Extensão em Cultura de Paz na FACED: Ações de Educação, Espiritualidade e Saúde, coordenado pela Prof. Dr.ª Kelma Socorro Lopes de Matos, como uma iniciativa promotora da paz e da saúde mental, nos âmbitos individual,  interpessoal e coletivo. A investigação qualitativa se baseou na pesquisa ação, utilizando  para este artigo, dois questionários como instrumentos para a obtenção de dados. O objetivo do trabalho é entender como o yoga pode promover uma cultura de paz no ambiente, minimizando ou sanando os problemas e dificuldades relacionados a esse local, como o estresse psicoemocional da comunidade acadêmica. Os resultados mostram que tal prática integrativa, de fato, auxilia os seus praticantes a lidarem com momentos difíceis e buscar o autoconhecimento como forma de desenvolver uma vida equilibrada através da união entre saúde física, mental e emocional.

Palavras-chave: Cultura de Paz. Ação de Extensão. Yoga. Espiritualidade.

Biografia do Autor

Pricila Cristina Marques Aragão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Bióloga (UFC), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFC) e Doutoranda em Educação pela (FACED - UFC). Professora de Yoga e Artesã. Desenvolve trabalhos nas áreas de Cultura de Paz, Espiritualidade, Yoga e Educação Ambiental.

Kelma Socorro Lopes de Matos, Universidade Federal do Ceará

Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFC). Mestra e Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação (UFBA, 2011).Cursando estágio Pós Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. Supervisão Profa Dra Teresa Cunha.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

ARAGÃO, P. C. M.; MATOS, K. S. L. de. A UNIVERSIDADE E O SEU PAPEL PARA A PROMOÇÃO DA PAZ: A EXPERIÊNCIA DA AÇÃO DE EXTENSÃO DE YOGA E CULTURA DE PAZ NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 152–162, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12330. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos - Cultura de Paz e desdobramentos no século XXI