OS DIREITOS HUMANOS E A CULTURA DA PAZ NA PREVENÇÃO DO BULLYING ESCOLAR NA INFÂNCIA

Autores

  • Michelle Popenga Geraim Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Araci Asinelli-Luz Universidade Federal do Paraná

Resumo

O artigo tem por objetivo destacar os direitos humanos como estatuto ético para a prevenção do bullying escolar na infância, na perspectiva da Cultura da Paz. Insere-se na discussão do reconhecimento do bullying enquanto violência escolar a partir da concepção de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o fenômeno. A discussão teórica se fundamenta no diálogo entre diferentes autores tais como Fante (2005), Lopes Neto (2005; 2011); Monteiro (2017), Salles Filho (2016) e as instituições ONU e UNICEF. Ressalta-se a importância do mesossistema família-escola e do macrossistema na gestão do cuidado para efetivação dos direitos humanos e da Cultura da Paz na prevenção do bullying escolar na infância.

Palavras-chave: Bullying. Violência escolar. Educação e valores. Infância e adolescência.

Biografia do Autor

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em educação - Teoria e Prática de ensino pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Rede Municipal de Educação de Curitiba.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Acadêmico e Profissional).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

MONTEIRO, M. P. G.; ASINELLI-LUZ, A. OS DIREITOS HUMANOS E A CULTURA DA PAZ NA PREVENÇÃO DO BULLYING ESCOLAR NA INFÂNCIA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 177–188, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12225. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos - Cultura de Paz e desdobramentos no século XXI