MIGRAÇÕES E LITERATURA INFANTOJUVENIL: BREVE PERCURSO SOBRE OBRAS E LEITURAS

Autores

  • Darlize Teixeira de Mello Universidade Luterana do Brasil
  • Iara Tatiana Bonin Universidade Luterana do Brasil - ULBRA http://orcid.org/0000-0001-7156-8849
  • Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Considerando o papel da literatura na recriação da experiência humana e no alargamento de horizontes dos leitores, o artigo tem dois objetivos: 1. realizar breve análise de sete títulos para crianças e jovens, publicados a partir de 2011 no Brasil, os quais têm como temática central a migração; 2. analisar alguns aspectos de uma sessão de leitura compartilhada de um dos livros apresentados – “A viagem” de Francesca Sanna – com uma turma de 5º ano de escola pública de Porto Alegre, assim como algumas produções textuais e imagéticas das crianças. As análises realizadas, através da metodologia da análise textual contextualizada, permitiram constatar a proliferação de obras literárias infantojuvenis sobre o tema, e a produtividade da leitura literária de obras nele inspiradas, bem como das negociações feitas entre as experiências pessoais dos alunos, por um lado, e o texto e as imagens do livro trabalhado, por outro.

Palavras-chave: Migração. Literatura infantojuvenil. Leitura. Anos iniciais. Negociações de sentidos

Biografia do Autor

Darlize Teixeira de Mello, Universidade Luterana do Brasil

Mestra e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em  Educação da Universidade Luterana do Brasil.

Iara Tatiana Bonin, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil. Bolsista Produtividade (Qp 2 CNPq)

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Letras e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora colaboradora convidada do PPGEducação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora Produtividade (PQ1C CNPq)

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

MELLO, D. T. de; BONIN, I. T.; SILVEIRA, R. M. H. MIGRAÇÕES E LITERATURA INFANTOJUVENIL: BREVE PERCURSO SOBRE OBRAS E LEITURAS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 33–50, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12172. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Cidadania