MIGRAÇÕES E LITERATURA INFANTOJUVENIL: BREVE PERCURSO SOBRE OBRAS E LEITURAS

Darlize Teixeira de Mello, Iara Tatiana Bonin, Rosa Maria Hessel Silveira

Resumo


Considerando o papel da literatura na recriação da experiência humana e no alargamento de horizontes dos leitores, o artigo tem dois objetivos: 1. realizar breve análise de sete títulos para crianças e jovens, publicados a partir de 2011 no Brasil, os quais têm como temática central a migração; 2. analisar alguns aspectos de uma sessão de leitura compartilhada de um dos livros apresentados – “A viagem” de Francesca Sanna – com uma turma de 5º ano de escola pública de Porto Alegre, assim como algumas produções textuais e imagéticas das crianças. As análises realizadas, através da metodologia da análise textual contextualizada, permitiram constatar a proliferação de obras literárias infantojuvenis sobre o tema, e a produtividade da leitura literária de obras nele inspiradas, bem como das negociações feitas entre as experiências pessoais dos alunos, por um lado, e o texto e as imagens do livro trabalhado, por outro.

Palavras-chave: Migração. Literatura infantojuvenil. Leitura. Anos iniciais. Negociações de sentidos




ISSN  Impresso: 2238-7552

ISSN Eletrônico: 2238-7560

INDEXADO  EM:

GeoDados  (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

FUNPEC  (Sumários de Revistas Brasileiras)

CLASE  (Base de Datos Bibliográfica de Revistas de Ciencias Sociales y Humanidades) da Universidade Nacional Autônoma de México  UNAM 

LATINDEX (Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe,  España  y Portugal)