A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS REFUGIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Vinícius Alves da Silva Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Poliana Fabíula Cardozo Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Resumo

Diante da temática dos refugiados, o presente artigo se apresenta com o objetivo de analisar as iniciativas criadas e desenvolvidas por instituições escolares para o alcance da integração no contexto escolar, entendendo de que forma buscam esta integração mediante aos desafios encontrados. A análise teórica se fundamenta nas compreensões conceituais acerca do tema, nas questões da integração de identidade e cultura. O eixo final de análise, executado através de pesquisa de campo observou a relação entre alunos refugiados e a comunidade escolar e a dinâmica educacional para promoção da integração. Os resultados foram analisados a partir dos estudos de André (2016) e Hall (1992, 2003) e apontam que as instituições pesquisadas estão desenvolvendo projetos para favorecer a integração do aluno estrangeiro, porém, percebem-se falhas quando se trata dos objetivos desses projetos, que voltam as estratégias para a transposição da barreira linguística em detrimento do ensino da pluralidade cultural para a integração do aluno.

Palavras-chave: Refugiados. Integração. Identidade. Cultura. Práticas educacionais.

Biografia do Autor

Vinícius Alves da Silva, Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Bacharel e Licenciado em História, Mestrando em Educação pela Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Poliana Fabíula Cardozo, Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Bacharel e Mestre em Turismo. Doutora em Geografia. Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Educação - da Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

ALVES DA SILVA, V.; CARDOZO, P. F. A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS REFUGIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS INSTITUCIONAIS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 10–21, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12108. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Cidadania