A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS REFUGIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS INSTITUCIONAIS

Vinícius Alves da Silva, Poliana Fabíula Cardozo

Resumo


Diante da temática dos refugiados, o presente artigo se apresenta com o objetivo de analisar as iniciativas criadas e desenvolvidas por instituições escolares para o alcance da integração no contexto escolar, entendendo de que forma buscam esta integração mediante aos desafios encontrados. A análise teórica se fundamenta nas compreensões conceituais acerca do tema, nas questões da integração de identidade e cultura. O eixo final de análise, executado através de pesquisa de campo observou a relação entre alunos refugiados e a comunidade escolar e a dinâmica educacional para promoção da integração. Os resultados foram analisados a partir dos estudos de André (2016) e Hall (1992, 2003) e apontam que as instituições pesquisadas estão desenvolvendo projetos para favorecer a integração do aluno estrangeiro, porém, percebem-se falhas quando se trata dos objetivos desses projetos, que voltam as estratégias para a transposição da barreira linguística em detrimento do ensino da pluralidade cultural para a integração do aluno.

Palavras-chave: Refugiados. Integração. Identidade. Cultura. Práticas educacionais.




ISSN  Impresso: 2238-7552

ISSN Eletrônico: 2238-7560

INDEXADO  EM:

GeoDados  (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

FUNPEC  (Sumários de Revistas Brasileiras)

CLASE  (Base de Datos Bibliográfica de Revistas de Ciencias Sociales y Humanidades) da Universidade Nacional Autônoma de México  UNAM 

LATINDEX (Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe,  España  y Portugal)