DISCURSO E BIOPOLÍTICA: O LEGISLATIVO BRASILEIRO SOBRE A VI(N)DA DE IMIGRANTES HAITIANOS

Autores

  • Annemeire Araujo de Lima Universidade Federal do Amazonas Universidade de Brasília

Resumo

O presente estudo apresenta uma análise discursivo-interpretativa fundamentada na noção de biopolítica apresentada por Michel Foucault. Seu intuito se inscreve na busca por marcas discursivas que exponham a inserção de características biológicas fundamentais à espécie humana no jogo político presente em todas as formas de relação humana e a articulação dos dispositivos de biopoder apontados por Michel Foucault como construtos de saber e de sujeitos na sociedade. As fontes dos recortes selecionados para esta análise são reportagens nas quais se manifestaram senadores preocupados com as demandas do fluxo migratório oriundo do Haiti desde 2010, ano em que o país foi vitimado por um terremoto, e nas quais também são divulgadas mudanças na legislação brasileira que, a princípio motivadas pela questão haitiana, foram aplicadas à imigração como um todo.

Palavras-Chave: Análise discursivo-interpretativa. Biopolítica. Fluxo migratório.  Legislação brasileira.


Biografia do Autor

Annemeire Araujo de Lima, Universidade Federal do Amazonas Universidade de Brasília

Mestra em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília e professora de rede pública desde 2005.

Downloads

Publicado

2018-10-22

Como Citar

DE LIMA, A. A. DISCURSO E BIOPOLÍTICA: O LEGISLATIVO BRASILEIRO SOBRE A VI(N)DA DE IMIGRANTES HAITIANOS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 97–107, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/11243. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Cidadania