Mulheres nas Eleições de 2014 no Brasil: Evidências de Exclusão e Marginalização Política DOI: 10.5212/Rlagg.v.8.i1.0015

Autores

  • Edson Armando Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Ivan Jairo Junckes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rodrigo Rossi Horochovski Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Neilor Fermino Camargo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Joseli Maria Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0015

Palavras-chave:

Mulheres, Gênero, Financiamento Eleitoral, Eleições, Análise de Redes Sociais.

Resumo

O Brasil apresenta uma fraca participação de mulheres em cargos eletivos, pouco mais que um décimo. Esta é uma condição crítica para uma democracia representativa. Dentre as condicionantes estruturais desse fenômeno está o financiamento eleitoral. O presente trabalho investiga a participação das mulheres nas redes de financiamento das eleições de 2014 no Brasil. Os resultados demonstram que as relações entre os agentes políticos produzem um direcionamento assimétrico e seletivo dos recursos financeiros, constituindo uma dinâmica estrutural de exclusão e marginalização das mulheres nas arenas do poder no Brasil. Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, organizamos um banco de dados relacional e utilizamos a metodologia da análise de redes sociais e tratamentos estatísticos multivariados para explorar os 220.325 relacionamentos registrados entre os 185.255 financiadores, agentes partidários e candidatos nas eleições de 2014.

Biografia do Autor

Edson Armando Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É editor da Revista de História Regional e membro do conselho editorial das revistas: Revista Terr@Plural, Emancipação (UEPG) e Publicatio UEPG (Ponta Grossa). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, identidades, história da igreja, história regional e religiosidade.

Ivan Jairo Junckes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

É professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, no Curso de Gestão Pública. Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo realizado pós-doutoramento (2008) na Facultad de Ciencias Políticas Y Sociología da Universidad Complutense de Madrid - UCM. Desenvolve pesquisa em análise de redes sociais (ARS) de financiamento eleitoral. Tem interesse também em temáticas de planejamento estratégico, gestão pública, questões de gênero, financeirização mundial, organização do trabalho e sindicalismo. 

Rodrigo Rossi Horochovski, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2000) e graduação em Ciências Sociais por esta universidade (1995). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, no Setor Litoral e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS). Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e prática da democracia; associativismo e participação política; relações entre governo e sociedade civil; accountability e controles democráticos; análise de redes sociais e financiamento político.

Neilor Fermino Camargo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui mestrado em Informática na Área de Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2003), graduado em Ciências Econômicas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1975). Atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Tem experiência com mais de 30 anos no desenvolvimento, administração e consultoria de sistemas de informação, redes e bancos de dados, com atuação no Ministério do Trabalho na Caixa Econômica Federal e em Empresas Privadas nas áreas finaceira, industrial e educacional.

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é professora Associada, nível B da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais e com trabalhos extensionistas participa da ONG Renascer direitos humanos LGBT desde 2006, bem como é Consultora representante do Brasil no Projeto Transrespect versus Transphobia da Transgender Europe com Sede em Berlim. É representante do Brasil na União Geográfica Internacional - Seção Gênero desde 2011 e é membro da Comissão de Coordenação da Rede Ibero-Latinoamericana de Geografia Gênero desde 2010.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos