As Mulheres e a Rua: Entre o Medo e as Apropriações Feministas da Cidade de Goiânia, Goiás

Autores

  • Talita Cabral Machado Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás / Laboratório de Estudo de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades, Brasil (LaGENTE).
  • Alecsandro J. P. Ratts Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás / Labotatório de Estudo de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0012

Palavras-chave:

Cidade, Rua, Mulheres Feministas.

Resumo

A pesquisa realizada com mulheres feministas tem como objetivo compreender como elas se apropriam das ruas da cidade e pensar as diferenças de gênero, raça, sexualidade através das suas experiências vividas nesses lugares. A metodologia adotada utiliza-se das narrativas de lideranças feministas da cidade de Goiânia, por meio de entrevistas semiestruturadas. Apesar do sentimento de medo ao estarem nas ruas, as mulheres ocupam coletivamente esses espaços, através de diferentes ações. As apropriações acontecem a partir da vivência entre elas, onde constroem, simultaneamente, suas identidades feministas e os feminismos. Numa relação com e entre os lugares, as mulheres os criam e recriam.

Biografia do Autor

Talita Cabral Machado, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás / Laboratório de Estudo de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades, Brasil (LaGENTE).

Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás / Labotatório de Estudo de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE).

Alecsandro J. P. Ratts, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás / Labotatório de Estudo de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE)

Professor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás e Coordenador do Labotatório de Estudo de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGENTE)

Downloads

Publicado

2017-07-22

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos