Desafios Vivenciados por Mulheres Universitárias de Mato Grosso do Sul, que são Mães, Profissionais e Donas de Casa

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). http://orcid.org/0000-0002-7005-849X
  • Janaina dos Santos Ternovoe niversidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0006

Palavras-chave:

Mulheres, Donas de Casa, Mães, Ensino Superior

Resumo

O objetivo do estudo é investigar os desafios vivenciados por mulheres universitárias que também desempenham as funções de donas de casa, mães e profissionais. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com 5 (cinco) mulheres, com idade entre 23 a 34 anos, estudantes de cursos de licenciatura. Os resultados foram organizados de acordo com as seguintes categorias: família; trabalho; universidade; relação entre a vida pessoal, acadêmica e profissional. Percebe-se que, apesar das dificuldades e algumas renúncias, as mulheres universitárias conseguem desempenhar suas atividades acadêmicas, evidenciando que não buscam a realização somente para benefício próprio, mas, principalmente, para garantir o conforto de sua família.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Janaina dos Santos Ternovoe, niversidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Graduada em Pedagogia pela niversidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV).

Downloads

Publicado

2018-01-18

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos