Qual Espaço para Discutir Gênero? DOI: 10.5212/Rlagg.v.6.i1.0012

Autores

  • Telma Ferreira da Silva UNIR
  • Sheila Castro UNIR
  • Elisângela Ferreira Meneses UNIR
  • Maria das Graças Silva Nascimeno Silva UNIR
  • Josué da Costa Silva UNIR

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Feminismo, Feminista

Resumo

What is the Space to Discuss Gender?

 

A questão de gênero embora em alguns setores apresentar-se avançada, para a maior parte da sociedade esse tema ainda não é uma realidade ensinada. E, em uma micro-escala como nos empreendimentos do Rio Madeira ou em sala de aula, encontra-se em uma condição embrionária ou ausente. Procuramos como professores compreender como os alunos entendem a questão da relação da mulher na sociedade e em seu cotidiano. Os teóricos que explanamos neste artigo corresponderam nossas expectativas conceituais e organizacionais, pois eles tal qual nós observam a mulher não como um ser a-humano, mas com diferenças físicas e biológicas. Contudo, iguais em direitos e deveres. Algumas mulheres que desconhecem a igualdade de gênero e acabam ficando na obscuridade e submissão. Ao delegar a responsabilidade do diálogo e do ensino para a mídia, uma grande parte dos pais perpetua a ignorância sobre a questão de gênero, sem tomarem consciência do que estejam fazendo. Deste modo buscamos respaldo em geógrafos e outros autores que nos conduziram ao entendimento da questão do entendimento de gênero em sala e a atuação da mulher como parte do processo colonizador do Estado de Rondônia.

Palavras-Chave: Educação; Gênero; Feminismo; Feminista.

 

 

Abstract

The gender issue, although presents advancements in some sectors, for the most part of society is not yet a really taught theme. And, in a smaller scale, such as in some enterprises in Madeira River or in classroom, it is in a rather embryonic stage or even absent. We tried, as teachers, to realize how students understand the question of women relationships in society and in their daily lives. The theorist expounded in this article corresponded to our conceptual and organizational expectations; they, just like us, see the woman not as a non-human being, but endowed with physical and biological differences. However, equal in rights and duties. Some women are unaware of gender equality and stay in obscurity and submission. By delegating the responsibility for dialogue and teaching for the media, a large proportion of parents perpetuate ignorance about gender issues, without even become aware of what they are doing. Thus,we seek support in geographers and other authors, who have led us to understand the question of gender apprehension in the classroom and the role of women as part of the colonization process in the state of Rondonia.

Keywords: Education; Gender; Feminism; Feminist.

Biografia do Autor

Telma Ferreira da Silva, UNIR

Graduada em Pedagogia, Professora no Ensino Superior, Mestranda em Geografia na Universidade Federal de Rondônia, pesquisadora no grupo GEPGÊNERO na UNIR Porto Velho.

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Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos