Da Paixão ao Crime: uma Espacialização da Violência contra as Mulheres em Rio Grande – RS. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3065

Autores

  • Marilia Cardoso Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Susana Maria Veleda da Silva NAU/FURG

Palavras-chave:

violência contra as mulheres, espacialização, gênero, geografia

Resumo

Na pesquisa enfocamos a violência de gênero a partir da Geografia feminista, em uma escala local - o município do Rio Grande (RS). A violência contra as mulheres se configura como uma das mais complexas questões a serem enfrentadas pela sociedade atualmente, nossos questionamentos buscam explicá-la a partir da caracterização e da espacialização. A metodologia utilizada consistiu no levantamento de dados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a partir dos boletins de ocorrências que apresentavam mulheres vítimas de parceiros ou ex-parceiros, tendo como recorte temporal o trimestre compreendido entre os meses de maio, junho e julho de 2010. Verificamos que, a violência de gênero está disseminada por todo o município do Rio Grande, e sua tipologia é a mais diversificada possível. Ainda que, grande parte dos registros tenha sido feita por pessoas de baixa escolaridade e por moradoras de localidades com perfil de baixa renda, não podemos inferir que a violência contra as mulheres apresente somente vítimas com essas características. É necessário considerar que com maior autonomia é mais fácil sair de uma relação violenta. Mesmo neste pequeno recorte temporal encontramos vítimas de todas as idades, cores e de diferentes níveis de escolaridade.

 

Biografia do Autor

Marilia Cardoso Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

O texto é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Geografia Bacharelado da Universidade do Rio Grande (FURG) de mesmo nome, em 2010, orientado pela Profª.  Susana Maria Veleda da Silva (NAU/FURG).

Downloads

Publicado

2012-10-17

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos