Dimensões Políticas e Afetivas do Conceito de Espaço/Lugar: Reflexões a partir de Textos Literários do Século XX. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.100107

Autores

  • Izabel F. O. Brandão Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Espaço/Lugar, Autoria Feminina, Corpo e o Lugar do Afeto/Político, Feminismo e Ecofeminismo

Resumo

Este artigo, que problematiza a questão do espaço/lugar a partir de uma perspectiva feminista, apresenta resultado de pesquisa sobre autoras contemporâneas (CNPq, 2007-2009) e propõe a contribuir no debate para uma possível revisão conceitual em torno da diferença entre a perspectiva do espaço, que incorpora a geografia física e a do lugar, que inclui a dimensão do afeto. Para além da discussão teórica sobre espaço/lugar, textos literários situados no século XX serão trazidos como evidência, ou seja, como autoras brasileiras e estrangeiras percebem a questão do lugar do afeto e como a dimensão afetiva de um espaço/lugar pode-se tornar política na construção da identidade de personagens femininas.

Biografia do Autor

Izabel F. O. Brandão, Universidade Federal de Alagoas

Professora Associada da Faculdade de Letras (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Federal de Alagoas e Pesquisadora do CNPq. Área: Literatura de língua inglesa e brasileira contemporânea; autoria feminina.

Downloads

Publicado

2011-07-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos