Geografia, paisagem e corpo: o corpo enquanto parte do processo de ressignificação do ensino da geografia

Autores

  • Ana Flor Fernandes Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Rairan de Almeida Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i2.0015

Palavras-chave:

geografia, paisagem, corpo

Resumo

O presente artigo tem a intenção de ecoar uma perspectiva de se trabalhar a geografia, geografia e paisagem a partir da visão do corpo. Paisagem sempre teve um conceito positivista, ou seja, elemento estático, um conjunto de processos ecológicos. No nosso texto discorreremos outra perspectiva de paisagem, atualmente conhecida como uma abordagem holística, adentrando em aspectos multiculturais. Além de trazer conceitos trabalhados por Foucault sobre o corpo, de corpo como instrumento político. Fazendo assim, um encadeamento entre paisagem e corpo. E, a partir disso, mostrar como o ensino da geografia pode se dar de um outro olhar. Em suma, o artigo tentará tecer uma linha de ideias sobre esses conceitos, de paisagem dentro da geografia e corpo como paisagem. 

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Publicado

2019-01-25

Edição

Seção

Diálogo Movimentos Sociais/ Social Movement Dialogue / Diálogo Movimientos Sociales