A utilização da mídia publicitária no ensino de geografia: uma oficina pedagógica acerca da discriminação da mulher

Jéssica Justino Brandão, Ricardo Lopes Fonseca

Resumo


O presente artigo teve como principal objetivo investigar como a publicidade pode auxiliar na construção da discussão sobre a discriminação da mulher com alunos do ensino médio, e desta forma utilizá­la como uma ferramenta didática para a análise crítica de uma realidade social. Os resultados foram obtidos por intermédio de duas questões dissertativas respondidas pelos alunos e analisadas por meio do modelo de categorização elaborado por Fonseca (2015) que foi baseado na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Desta maneira, foi possível constatar a necessidade de se discutir com os educandos na disciplina de Geografia, a discriminação da mulher e atrelá­la ao conhecimento geográfico, para se construir a percepção de como esse problema se manifesta e se reproduz na sociedade.


Palavras-chave


Discriminação da mulher; Publicidade; Ensino de Geografia

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DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i1.0010

 

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