Talento Criativo em Mulheres Brasileiras

Autores

  • Maria Célia Bruno Mundim PÓS-DOUTORANDA PUC-CAMPINAS
  • Marco Antônio dos Santos Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas
  • Chaielen Marchiolli Barboza Martinez Mestranda em Psicologia pela PUC-Campinas
  • Silvana Maria Nader Mestranda em Psicologia pela PUC-Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Professora de pós-graduação em Psicologia na PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i1.0008

Palavras-chave:

Mulher, gênero, talento, criatividade, excelência

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os fatores psicológicos e ambientais que influem no talento criativo de mulheres brasileiras de diferentes áreas. A amostra foi composta por seis mulheres reconhecidas por talento criativo por meio de premiações. O instrumento utilizado foi o Roteiro de Entrevista formado por questões semiabertas relacionadas ao processo criativo e ao trajeto de vida. Por meio da análise de conteúdo foram verificadas as categorias de respostas das participantes mais presentes em suas falas, tais como fatores ambientais favoráveis à criatividade, mentores, motivação, barreiras, administração da vida pessoal e profissional, processo criativo, características pessoais cognitivas e de personalidade. Conclui-se sobre a significância de entender os aspectos psicológicos e as condições ambientais que favorecem o talento criativo em mulheres.

Biografia do Autor

Maria Célia Bruno Mundim, PÓS-DOUTORANDA PUC-CAMPINAS

Pós-doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas. Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado pela mesma universidade. Membro associada do International Test Commission (ITC) e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Faz parte do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica do Potencial Humano. Realiza pesquisas sobre mulher, criatividade, liderança, talento e psicologia positiva.

Marco Antônio dos Santos, Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas

Doutorando em Psicologia pela PUC-Campinas. Possui graduação em Psicologia e mestrado pela Universidade São Francisco. Pós-Graduação Lato-Sensu em Psicologia Clínica Hospitalar em Reabilitação, em Educação Especial, além de vários outros cursos na área de: psicodiagnóstico, desenvolvimento infantil, inclusão de pessoas com deficiência em empresas, saúde mental e educação.

Chaielen Marchiolli Barboza Martinez, Mestranda em Psicologia pela PUC-Campinas

Mestranda em Psicologia PUC-Campinas, Bolsista CNPQ, Psicóloga, Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psicoterapia Cognitivo Comportamental (IPC). Atualmente professora convidada do Instituto de Psicoterapia Cognitivo Comportamental e psicóloga do Centro de Terapia Cognitiva (CTC).

Silvana Maria Nader, Mestranda em Psicologia pela PUC-Campinas

Mestranda em Psicologia pela PUC-Campinas, graduação em Comunicação (USP), Pós Graduação em Marketing (GV), Sustentabilidade (Unicamp), Educação (Ibmec), MBA em Responsabilidade Social (USP). Professora de graduação e pós graduação.

Solange Muglia Wechsler, Professora de pós-graduação em Psicologia na PUC-Campinas

Psicóloga, mestre e doutora pela University of Georgia (Estados Unidos) e pós-doutorado na University of Buffalo no Torrance Creative Studies (UGA). Professora na PUC-Campinas. Foi fundadora e presidiu a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, e a Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Recebeu títulos honoríficos no Brasil e no exterior. 

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos