A geografia cultural e as representações simbólicas do sagrado feminino / Cultural Geography and the symbolic representations of the sacred feminine - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.270279

Autores

  • Emerli Schlögl Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Geografia, Espacialidades, Feminino, Religiões, Símbolos.

Resumo

O presente artigo intenciona estabelecer diálogos entre a geografia cultural e a perspectiva das leituras simbólicas apontadas por Carl G. Jung. O texto justifica este caminho, tomando por base algumas considerações da Geografia da Religião e autores como Zeny Rosendahl, quando esta aponta para esquemas conceituais de Mircea Eliade. A hermenêutica que organiza o pensar e a análise das representações simbólicas do sagrado feminino e que, portanto, define espacialidades com motivadores oriundos do sentimento e exercício do poder, torna-se a problemática e também o prisma de construção deste artigo. Esta produção, a princípio teórica, reflete sobre algumas espacialidades originadas no interior das religiões, no contexto da dinâmica simbólica do feminino.

Biografia do Autor

Emerli Schlögl, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga clínica, professora, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Educação pela PUC/PR,  com graduações em Educação Artística, Canto Lírico e Psicologia. Especializações em: Metodologia para o Ensino Reliioso Escolar, Performance do Canto e Psicoterapias de base corporal.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos