Os índios Kariri vão à Corte: a circulação das lideranças indígenas pelos espaços de poder do Império Ultramarino português (Capitania da Paraíba, segunda metade do século XVIII)

Autores

  • Jean Paul Gouveia Meira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

História Indígena

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar o papel político desempenhado por líderes indígenas do povo Kariri, que, na segunda metade do século XVIII, estavam aldeados na capitania da Paraíba. Na tentativa de obtenção de mercês e recompensas pelos serviços prestados à Coroa portuguesa, uma comitiva de indígenas Kariri, sob o comando do sargento-mor Manoel Homem da Rocha, partiu para Lisboa no ano de 1752. No reino, Manoel e seus liderados requereram ao rei D. José I casa e o sustento necessário pelo tempo em que permanecessem em Lisboa, a conservação das suas terras no sertão da Paraíba, soldos e fardas para os cabos e soldados das suas companhias, e o retorno ao Brasil na frota que partiria para a Bahia no mesmo ano. Para a efetivação desta pesquisa utilizei a documentação do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.

Biografia do Autor

Jean Paul Gouveia Meira, Universidade Federal do Pará

Doutorando em História (UFPA).

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

GOUVEIA MEIRA, J. P. Os índios Kariri vão à Corte: a circulação das lideranças indígenas pelos espaços de poder do Império Ultramarino português (Capitania da Paraíba, segunda metade do século XVIII). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9995. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.