Estudos sobre colonização e imigração no norte do Brasil (1840-1930)

Autores

  • Fernando da Silva Rodrigues Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira
  • Érica Sarmiento da Silva Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Colonização, Imigração, Região, Militares, Fronteiras, História Política.

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta analisar a participação do Estado brasileiro no processo intervencionista de ocupação da região Norte, face ao projeto político articulado do Império e mais tarde da Primeira República, de imigração e de colonização. A investigação apoiou-se no uso da documentação produzida pela Diretoria Geral de Estatística, por documentos produzidos pelo Ministério da Guerra, e por documentos produzidos pelo Serviço de Povoamento do Solo Nacional, articulando essa produção documental com os interesses modernizadores do Estado no momento em que o país buscava pela sua identidade.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira

Pós-doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Salgado de Oliveira; coordenador do Grupo de Pesquisa História Militar e Fronteiras, do CNPQ, professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica do Centro de Estudos de Pessoal do Exército, e bolsista de pesquisa da FAPERJ.  

Érica Sarmiento da Silva, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em História Contemporânea e de América pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Adjunta de História de América da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora Geral do Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI-UERJ). Professora Titular do Programa de Mestrado em História da Universidade Salgado de Oliveira. Pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

RODRIGUES, F. da S.; DA SILVA, Érica S. Estudos sobre colonização e imigração no norte do Brasil (1840-1930). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9622. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos