O 'assumir' na emergência do movimento homossexual brasileiro: Os casos do Somos (SP), Grupo Gay da Bahia (BA) e Dialogay (SE)

Autores

  • Paulo Roberto Souto Maior Júnior Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História) da UFSC e bolsista de doutorado do CNPQ.

Palavras-chave:

Assumir-se, Movimento homossexual, Somos, Grupo Gay da Baia, Dialogay.

Resumo

O artigo analisa os significados do se assumir homossexual na emergência do movimento homossexual brasileiro da passagem das décadas de 1970-80, especificamente no caso do grupo Somos (São Paulo), do Grupo Gay da Bahia (Salvador) e do Dialogay (Aracaju). Para tanto, são apresentadas as condições de emergência dessa militância, as propostas de cada organização e quais maneiras foram elaboradas para construir uma determinada modalidade de assumir publicamente uma identidade homossexual. Metodologicamente, recorro a uma análise discursiva de inspiração foucaultiana.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Souto Maior Júnior, Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador do LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História) da UFSC e bolsista de doutorado do CNPQ.

Licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisador do LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História), da UFSC e bolsista de doutorado do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

SOUTO MAIOR JÚNIOR, P. R. O ’assumir’ na emergência do movimento homossexual brasileiro: Os casos do Somos (SP), Grupo Gay da Bahia (BA) e Dialogay (SE). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9348. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos