O Emirado dos Ikhshidids no Egito, 935-969: uma síntese

Autores

  • José Henrique Rollo Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Egito Medieval, Oriente Médio, Emirados autônomos, recursos organizacionais

Resumo

Resumo: A emergência de emirados autônomos em províncias importantes do Império Islâmico foi uma das expressões mais significativas da crise do Califado Abásida nos séculos IX e X. Movido por intenções didáticas, este artigo expõe alguns dos principais aspectos do emirado dos Ikhshidids, dinastia que controlou o Egito, a Síria e o Hijaz, entre 935 e 969 EC e construiu um protoimpério. Atenção especial é dada a Kafur, um eunuco negro que governou o emirado, primeiro como regente e, depois, como emir efetivo. A ideia sociológica evocada para explicar seu trajeto peculiar é a noção estrutural-funcionalista de recursos organizacionais.

Biografia do Autor

José Henrique Rollo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História Comparada pela UFRJ. Professor do Curso de História; do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (Depto de Ciências Sociais); do Mestrado Profissional em Ensino de História (Depto de História); Coordenador do Laboratório de Estudos Americanos, Africanos e Orientais (Leaao) e pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etnohistória (Tulha) da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

ROLLO, J. H. O Emirado dos Ikhshidids no Egito, 935-969: uma síntese. Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/9273. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos