A cidade sob vigilância: Maringá (PR) nos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) do Paraná (1947-1981)

Autores

  • Reginaldo Benedito Dias Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Delegacia de Ordem Política e Social, Maringá (PR), movimentos políticos de esquerda, repressão, ditadura.

Resumo

No início da década de 1990, o estado do Paraná foi pioneiro na abertura dos arquivos da Delegacia de Ordem e Política e Social (Dops) à consulta pública, iniciativa que contribuiu para a sedimentação de um campo de pesquisas acadêmicas sobre temas relacionados e subsidiou o avanço de lutas pelos direitos humanos. O presente artigo tem o objetivo a investigar e interpretar como os movimentos e agentes políticos da cidade de Maringá (PR) foram vigiados pela Dops e registrados em seus arquivos. Como regra, a delegacia tinha seu trabalho direcionado pela natureza das atividades e não pela base espacial, mas o mapeamento de suas ações em um dado território é revelador da trama política ali vivida e da incidência das atividades dos órgãos de segurança em sua dinâmica política. A investigação abarca o período de 1947 ao início da década de 1980, vale dizer, da fundação de Maringá até a desativação da delegacia. O acervo é eclético e permite diversas incursões, mas a análise priorizou as incidências mais representativas sobre movimentos sociais e atividades de partidos e agrupamentos de esquerda, seguindo as prioridades da Dops.

Biografia do Autor

Reginaldo Benedito Dias, Universidade Estadual de Maringá

Professor Associado do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Pesquisador da História do Brasil contemporâneo.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

DIAS, R. B. A cidade sob vigilância: Maringá (PR) nos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) do Paraná (1947-1981). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/8808. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos