Entre palavras e imagens: famílias negras no Museu Histórico de Londrina/PR (1970-2016)

Autores

  • Cláudia Eliane P. Marques Martinez Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Famílias negras, Cultura negra, Museu Histórico de Londrina, coleção, Acervo

Resumo

Este artigo busca compreender o significado das coleções doadas pelas famílias negras ao Museu Histórico de Londrina/PR (MHL) nos últimos dez anos. Em razão da ausência de objetos tridimensionais, selecionou-se, para esse estudo, o acervo audiovisual. Em relação às palavras (entrevistas e depoimentos) e às imagens (fotografias originais, negativos e reproduções digitais), um conjunto de questões foi proposto. Procurou-se, primeiramente, abordar a formação das referidas coleções com base na história do MHL. Posteriormente, o foco recaiu sobre aspectos relacionados às profissões, às relações sociais e a outras nuanças de vida das famílias escolhidas. O viés teórico-metodológico do presente trabalho não se insere na problemática da imagem na História, muito menos na análise do discurso. Embora essas vertentes sejam pertinentes, optou-se, aqui, por historicizar as coleções das famílias negras e tomar como referência regional e nacional a política de aquisição da mencionada instituição museal.

 

Biografia do Autor

Cláudia Eliane P. Marques Martinez, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). Concluiu o Pós-doutorado (2014) na Universidade Federal de Minas Gerais.

É Professora Associada do Departamento de História, da Universidade Estadual de Londrina/PR, Coordenadora do Programa de Mestrado em História Social e Professora do Curso de Especialização "Patrimônio e História" na mesma instituição.

Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: cultura material, patrimônio cultural, museu e arte barroca. 

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MARTINEZ, C. E. P. M. Entre palavras e imagens: famílias negras no Museu Histórico de Londrina/PR (1970-2016). Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12372. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos