A crítica e a consagração de Helena Kolody no campo literário e intelectual paranaense

Autores

  • Claércio Ivan Schneider PPGH-Unicentro; Unioeste
  • Tiago Boruch PPGH-Unicentro

Palavras-chave:

História Cultural, Região, História e literatura

Resumo

O presente artigo objetiva compreender, com o apoio metodológico de Pierre Bourdieu, a crítica e a consagração da poetisa Helena Kolody e de seu projeto criador no campo literário e intelectual paranaense. Buscamos problematizar a posição intelectual da autora bem como analisar, a partir de sua construção poética, as representações regionais que Kolody reproduz em torno da figura do imigrante ideal – religioso, laborioso e modernizador – influenciada pelos ideais do Movimento Paranista. Para isso, percorremos os caminhos da crítica que consolidou o nome da poeta como intérprete “autorizada” do Paraná, bem como buscamos na obra os elementos da identidade, da cultura e do cotidiano eslavo que desempenharam relevante papel na representação dos imigrantes ucranianos. Buscamos demostrar que a consagração da poeta como porta voz da cultura ucraniana no Paraná está intimamente ligada ao temas regionais e ao uso de um conjunto de símbolos, de representações e de memórias que vão ao encontro dos preceitos oficiais que narram a saga dos imigrantes no Paraná. Representação esta que exclui do Paraná a diversidade étnica e social já há muito tempo tematizada por uma historiografia contemporânea.

Biografia do Autor

Claércio Ivan Schneider, PPGH-Unicentro; Unioeste

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE e do Colegiado do Programa de Pós-graduação em História (mestrado) da UNICENTRO. Graduado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1998), mestre em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2001) e doutor em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, principalmente nas seguintes áreas: História Cultural; História e Literatura; História do Paraná; História e regiões; Métodos e técnicas da pesquisa em História e, Ensino de História

Tiago Boruch, PPGH-Unicentro

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014).Mestrando do PPGH da Universidade Estadual do Centro Oeste.Área de concentração História e regiões. Linha de pesquisa:Espaços simbólicos, ambiente e corporeidades. Interesses nas investigações sobre: História e Literatura, Representações e Imaginários, Imigração e identidades, Espaços urbanos e relações cotidianas. Atualmente é instrutor na área de Gestão e Comunicação - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

SCHNEIDER, C. I.; BORUCH, T. A crítica e a consagração de Helena Kolody no campo literário e intelectual paranaense. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12214. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos