Entre os múltiplos “lá” e “cá”: a pluralidade e a transitoriedade da identidade etnocultural dos imigrantes italianos em Curitiba no final do século XIX

Autores

  • Fábio Luiz Machioski Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

História Cultural, História Regional, História da Imigração,

Resumo

Este artigo almeja apresentar o caráter múltiplo e transitório da identidade dos sujeitos que migram. Nele procuramos, com base no debate pós-estruturalista, problematizar a questão da formação da identidade (i)migrante como um processo histórico e um fenômeno social, nos afastando da ideia de que as identidades são essencializadas e naturalizadas, ou seja, são rígidas e imutáveis. Para tanto, apoiamos a discussão que aqui apresentamos em uma série de conceitos e definições, não só de historiadores que seguem essa linha de pensamento, mas sobretudo de filósofos, antropólogos e sociólogos que apontam para o tema da construção da identidade em seus estudos sobre cultura e sociedade. Entre os estudiosos, que com seus apontamentos contribuíram para a construção do presente texto, podemos citar: Arendt, Candau, Cuche, Lesser, Prat I Carós, Sayad, Silva e Thomson. Nosso maior interesse em ampliar o debate sobre as características da identidade (i)migrante está diretamente ligado à investigação que fazemos sobre o processo de identificação dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região de Curitiba no final do século XIX. Nessa direção, em um segundo momento, a fim de desenvolver um trabalho empírico, procuramos detectar quais representações de italianidade existiram entre os indivíduos pertencentes ao referido grupo étnico instalado na capital paranaense. Da mesma forma, buscamos evidenciar como esses sujeitos mantiveram sua identidade imigrante em deslocamento, ou seja, entre os múltiplos “lá” e “cá”, mesmo diante das representações étnicas identitárias fixas que eram impostas pelos grupos sociais com os quais estavam em contato.      

Palavras-chaves: Pluralidade, Transitoriedade, Identidade Imigrante, Representação Identitária, Italianidade.   

Biografia do Autor

Fábio Luiz Machioski, Universidade Federal do Paraná

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná em 2018, pela qual também é graduado em História - Bacharelado e Licenciatura desde 2005. Possui Especialização em Patrimônio Cultural pela Universidade Tuiuti do Paraná, 2009. Atua como Coordenador do Museu Municipal Cristoforo Colombo, vinculado ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MACHIOSKI, F. L. Entre os múltiplos “lá” e “cá”: a pluralidade e a transitoriedade da identidade etnocultural dos imigrantes italianos em Curitiba no final do século XIX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12072. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Novas perspectivas sobre a História das Migrações