Legitimidade e ilegitimidade no armamento de escravos: milícias privadas, negociação e criminalidade na sociedade mineira setecentista

Autores

  • Ana Paula Pereira Costa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

armas, milícias particulares de escravos, criminalidade, negociação.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a posse e uso de armas pelos escravos na comarca de Vila Rica em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII evidenciando, por um lado, a ilegitimidade do fenômeno, ou seja, o cenário de crimes e violências decorrentes do armamento generalizado, e, por outro lado, sua faceta de legitimidade oriunda da dependência que a coroa portuguesa e os senhores tinham da mobilização de milícias particulares de escravos armados para a efetuação de várias diligências o que, por sua vez, evidencia um lado consensual da escravidão.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professroa Adjunta do Deparatamento de História da UFJF. Áreas: Brasil Colônia e História Moderna

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

PEREIRA COSTA, A. P. Legitimidade e ilegitimidade no armamento de escravos: milícias privadas, negociação e criminalidade na sociedade mineira setecentista. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10877. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos