Unir e dividir: as controvérsias em torno da organização político-administrativa do território na Província de Minas Gerais (1825-1834)

Autores

  • Renata Silva Fernandes Doutoranda em História na Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Território, Minas Gerais, Conselho Geral de Província, Conselho da Presidência, Império do Brasil

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise da organização político-administrativa do território na província de Minas Gerais entre 1825 e 1834, considerando, sobretudo, a divisão das unidades administrativas locais básicas, as municipalidades. Para tanto, utilizaremos os debates e resoluções sobre o assunto engendrados no âmbito do executivo provincial (Presidentes e Conselho de Governo) e do Conselho Geral, instituições provinciais criadas no período pós-emancipação política do Brasil que se viram encarregadas de mediar uma série de tensões advindas de antigas e novas demandas relativas à organização interna do território.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

FERNANDES, R. S. Unir e dividir: as controvérsias em torno da organização político-administrativa do território na Província de Minas Gerais (1825-1834). Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10440. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos