António de Sousa Teles de Menezes: um caso singular de ascensão social na Capitania de Goiás

Autores

  • Luís Alberto Mendonça Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Palavras-chave:

António Menezes, Goiás, mobilidade social, nobilitação

Resumo

 

Artigo situado no domínio da História social e que procura reconstituir a trajetória social ascencional de António Teles de Menezes, oriundo de Portugal, formado em advocacia e que, uma vez chegado à capitania de Goiás, explorou todas as estratégias de que dispunha para alcançar uma situação de maior notoriedade social. Tal situação culminou com a obtenção do hábito da Ordem de Cristo, que o colocava formalmente na categoria nobiliárquica, e com o exercício do cargo de Capitão-mor da Capitania de Goiás. De destacar, ainda, a posição crítica do autor face à sociedade do seu tempo, manifestada através de correspondência mantida com  a Coroa.

Biografia do Autor

Luís Alberto Mendonça, Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Trabalho realizado na decorrência da dissertação de mestrado defendida na FLUL, inserindo-se no domínio da História do Brasil Colonial, orientado pelo Prof. Dr. José Damião Rodrigues

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

MENDONÇA, L. A. António de Sousa Teles de Menezes: um caso singular de ascensão social na Capitania de Goiás. Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10016. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos