Princípios teóricos e metodológicos para a análise de implementação de um programa de formação em serviço

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas
  • Nelson Antonio Simão Gimenes Fundação Carlos Chagas e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Vandré Gomes da Silva Fundação Carlos Chagas e Universidade Cidade de São Paulo
  • Cláudia Oliveira Pimenta Fundação Carlos Chagas e Rede Estadual de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.011

Resumo

Resumo: O artigo tem por propósito apresentar os princípios teóricos e metodológicos que orientaram a realização de uma análise de implementação de um programa de formação continuada para professores e gestores escolares, denominado Tutoria. O foco não são os resultados obtidos, mas sim a apresentação das estratégias e procedimentos metodológicos elaborados à luz da abordagem bottom up e de estudos que focam a ação pública e a figura do burocrata de rua.  O texto está organizado de modo a explicitar os referenciais teóricos para, em seguida, discutir as articulações teórico-metodológicas que foram criadas na pesquisa e que permitiram o desenvolvimento das categorias de análise e dos instrumentos de coleta de dados. A pesquisa realizada buscou focar nas ações das pessoas que eram responsáveis pela implantação do Programa, os chamados agentes implementadores, com o propósito de compreender sua rotina de trabalho e a coerência entre suas ações e os princípios orientadores do Programa. Por conseguinte, tomaram-se, como referencial teórico de análise, estudos de implementação de políticas públicas. Considerando que a investigação se desenvolveu em dois municípios distintos, agregou-se a essa perspectiva um esforço de análise, que consistiu em levantar informações sobre o contexto socioeducacional desses municípios, para compreender como o Programa foi executado em diferentes realidades. Nesse sentido, para a realização do estudo de implementação, buscou-se compreender como o Programa foi apropriado pelas secretarias e escolas municipais e não somente como ele foi concebido e estruturado. Mais importante do que a apresentação dos resultados, é compartilhar os percursos metodológicos seguidos, de modo a promover um diálogo que contribua para o avanço das pesquisas no campo da análise de implementação das políticas públicas educacionais.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Análise de Implementação. Ação Pública. Metodologia de Pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

Nelson Antonio Simão Gimenes, Fundação Carlos Chagas e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas e professor do mestrado profissional em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP. Tem experiência em projetos de pesquisa e consultoria na área educacional voltados para a avaliação educacional e formação docente.

Vandré Gomes da Silva, Fundação Carlos Chagas e Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia (1996), mestrado (2001) e doutorado em Educação (2008) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas e professor do programa de pós graduação em educação da Universidade Cidade de São Paulo. Integra o comitê editorial do periódico Estudos em Avaliação Educacional. No campo educacional já exerceu atividades de docência no ensino fundamental e médio, direção e supervisão escolar e formação de professores e gestores escolares. Tem como foco os seguintes temas: política e avaliação Educacional, gestão Escolar, Formação de professores e análise conceitual do discurso educacional.

Cláudia Oliveira Pimenta, Fundação Carlos Chagas e Rede Estadual de Educação de São Paulo

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, professora da rede estadual de São Paulo.

Referências

ARRETCHE, M. Federalismo e democracia no Brasil: a visão da ciência política norte-americana. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n.4, p. 23-31, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-88392001000400004

CARVALHO, L. M. As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 314-333, maio/ago. 2015a.

CARVALHO, L. M. Estudos analíticos sobre políticas educativas: um ensaio a partir da investigação doutoral realizada em Portugal (2000 – 2012). Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 1023 – 1040, out/dez. 2015b. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302015137223

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Guia de tutoria de área. s/d. Disponível em: <https://www.itausocial.org.br/publicacoes/guia-de-tutoria-de-area/>. Acesso em: 20 ago. 2018.

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Guia de tutoria pedagógica. s/d. Acesso em: <https://www.itausocial.org.br/publicacoes/guia-de-tutoria-pedagogica>. Acesso em: 20 ago. 2018.

HAM, C.; HILL, M. The policy progress in the modern capitalist state. London: Harvester Wheatsheaf, 1993.

LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Sociologia da ação pública. Tradução de George Sarmento. Maceió: UFAL, 2012.

LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. Nova York: Russel Sage Foundation, 2010.

LOTTA, G. S. Agentes de implementação: uma forma de análise de políticas públicas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 186-206, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.12660/cgpc.v19n65.10870

PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América (tradução). The public policy approach to understanding politics in America. In: PALUMBO, D. J. Public policy in America - Government in action. 2nd Edition. New York: Harcourt Brace & Company, p. 8-29, 1994.

SABATIER, P. A. Top-down and bottom-up approaches to implementation research: A critical analysis and suggested synthesis. Journal of Public Policy, v. 1, n. 6, p. 21-48, jan/mar. 1986. DOI: https://doi.org/10.1017/s0143814x00003846

Downloads

Publicado

2019-05-04

Como Citar

FERNANDES, F. S.; GIMENES, N. A. S.; SILVA, V. G. da; PIMENTA, C. O. Princípios teóricos e metodológicos para a análise de implementação de um programa de formação em serviço. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12906. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações