Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações

Autores

  • Laélia Portela Moreira PPGE/Unesa

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.008

Resumo

Resumo: O campo da política educacional, a despeito de sua relativa juventude e vinculação originária à ciência política, já conta com algumas propostas específicas para a investigação pertinente, como, por exemplo, a abordagem do ciclo de políticas, o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), a Cartografia Social e a Análise Crítica do Discurso, dentre outras. Tais modelos visam contribuir para a consolidação da pesquisa nesse campo, nos limites permitidos por seu caráter meta-analítico, considerando-se, ainda, os pressupostos e filiações teóricas assumidas por seus investigadores. Este texto, de viés descritivo-analítico, abordagem pluralista e caráter introdutório visa apresentar alguns dos enfoques apropriados para a investigação no campo da política educacional a partir do reconhecimento da sua relevância para a formação dos investigadores iniciantes. O texto está dividido em duas partes principais. Na primeira, apresenta-se uma breve caracterização do campo e discutem-se algumas questões relacionadas à investigação concernente. Em seguida, apresentam-se, em traços gerais, quatro enfoques apropriados para a pesquisa do campo, com o intuito de mapeá-las para os interessados em aprofundá-las posteriormente.

 

Palavras-chave: Política educacional. Epistemetodologia. Pesquisa em política educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Almeida, M. L. P. de; Tello, C. G. (2013) “Consolidando o campo da investigação em política educacional”. In: C. G. Tello & M. L. P. Almeida. Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. (pp. 9-24). Campinas, Mercado de Letras.

Arretche, M. (2003.) “Dossiê agenda de pesquisa em políticas públicas”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 51, 7-9.

Azevedo, J. M. L. & Aguiar, M. A. (2001). “A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED”. Educação e Sociedade, 23 (77), 49-70.

Ball, S. J. & Mainardes, J. (2011). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo, Cortez.

Bowe, R.; Ball, S. & Gold, A. (1992). Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London, Routledge.

Brochier, C. (2006). “Algumas observações e proposições sobre a metodologia das pesquisas de sociologia empírica”. Pro-posições, 17 (49), 243-268.

Fairclough, N. (2008). “El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las Universidades”. Discurso & Sociedad, v. 2, (1), 170-185.

Faria, C. A. P. de. (2012). “Implementação: ainda o ‘elo perdido’ da análise de políticas públicas no Brasil”. Revista Debates, 6 (2), 13-36.

Flores-Crespo, P. (2011). “Análisis de política educativa: un nuevo impulso”. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 16 (50), 687-698.

Follari, R. A.(2008). “Problemas em torno da pesquisa qualitativa”. In: L. Bianchetti & P. Meksenas. A trama do conhecimento (Orgs.), pp.73-4. Campinas, Papirus.

Frey, Klaus. (2000). “Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil”. Planejamento e Políticas públicas, 21, 211-259.

Losada L. R., Casas, A. C. (2008). Enfoques para el análisis politico: Historia, Epistemología y perspectivas de la ciência política”. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javieriana.

Mainardes, J. (2006) “Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas educacionais”. Educação e Sociedade, 27 (94), 47-69.

Mainardes, J. (2009). Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, 9 (1), 4-16.

Mainardes, J. (2013). Las epistemologías de la política educativa e sus contribuciones para el campo. In: César Tello. (Org.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp. 517-526). Campinas, Mercado de Letras.

Mainardes, J. (2015). “Reflexiones sobre el objeto de estudio de la política educativa”. En: Tello, C. (Compilador). Los objetos de estudio de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico (pp. 25-42). Buenos Aires: Autores de Argentina. Libro digital, EPUB.

Mainardes, J. (no prelo) A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista.

Mainardes, J; Gandin, L. A. (2013a) “A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais”. In: C. Tello & M. L. P. Almeida. (Orgs.) Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional (pp. 143-168). Campinas, Mercado das Letras.

Mainardes, J. & Gandin, L. A. (2013b) Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, 11(3), 256-264.

Mainardes, J. & Marcondes, M. I. (2009). “Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional”. Educação e Sociedade, 30 (106), 303-318.

Mainardes, J. & Tello, C. (2016). A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 24 (75), 1-16.

Martins, A. M. (2011). “A pesquisa na área de política e gestão da educação básica: aspectos teóricos e metodológicos”. Educação e Realidade, 36 (2), 379-393.

Martins, A. M. (2013). “O campo das políticas públicas de educação: uma revisão de literatura”. Estudos em Avaliação Educacional, 24 (56), 276-299.

Miranda, E.M. (2014) “Una ‘caja de herramientas’ para el análisis de la trayetoria de la política educativa: la perspectiva de los ciclos de la política (policy cycle approach)”. En: E. Miranda, & N. A. P. Bryan (Organizadores). (Re) pensar a educação pública: contribuições da argentina e do Brasil. Campinas, Alínea.

Parsons, W. (1995). “Public policy: an introduction to the theory and practice of policy analysis”. Aldershot, UK ; Brookfield, Edward Elgar.

Paulston, R. R. G. (2001). “El espacio de la educación comparada y el debate sobre el posmodernismo.” Propuesta Educativa, 23, 18-31.

Perez, J. R. R. (2010). “Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente?. Educação & Sociedade, 31 (113), 1179-1193.

Pini, M. E. (2013). “El análisis crítico del discurso (ACD). Aspectos Teóricos y metodológicos en la investigación de políticas educativas. En: Tello, C. G. (coord. Y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp.69-90). Campinas, Mercado das Letras.

Resende, V. de M; Ramalho, V. (2006). “Análise de Discurso Crítica”. São Paulo: Editora Contexto.

Souza, A. R. (2014). “A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando?” Praxis Educativa, 9 (2), 355-367.

Souza, C. (2006). “C. Políticas públicas: uma revisão da literatura”. Sociologias, 8 (16), 20-45.

Souza, C. (2003). “Estado do campo da pesquisa em políticas públicas no Brasil”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 18 (51), 15-20.

Souza, C. (2006). “Políticas Públicas: uma revisão de literatura”. Sociologias, 8 (16), 20-45.

Stremel, S. (2016). A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

Stremel, S. (2017). Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2.

Stremel, S. & Mainardes, J. (2015) “A disciplina política educacional em cursos de pedagogia no Brasil: primeiras aproximações”. Jornal de Políticas Educacionais, 9 (17 -18), 137–155.

Stremel, S. & Mainardes, J. (2016). A emergência do campo acadêmico da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, 22 (1), 2016.

Tello. C. (2012). “Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa”. Práxis Educativa, 7 (1), 53-68.

Tello, C. (2013a) “Las epistemologías de las políticas educativas: notas históricas y epistemológicas sobre el campo.” En: Tello, C. G. (coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp.23-68). Campinas, Mercado das Letras.

Tello, C. (2013b). “El campo teórico de la política educacional: modelos, abordajes y objetos de estudio”. Jornal de políticas educacionais, 14, 62–75.

Tello, C. (2015a). “La enseñanza de la política educativa y la formación de investigadores e el campo: entre las matrices históricas y la episteme de época”. Revista de Educação Pública, 24 (55), 125-151.

Tello, C. (Compilador) (2015b). “Los objetos de estudio de la política educativa: tres argumentaciones epistemológicas para su análises”. En: Los objetos de estudio de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. 1a. ed. Buenos Aires: Autores de Argentina. Libro digital, EPUB.

Tello, C. & Gorostiaga, J. (2009). “El enfoque de la cartografia social para el análisis de debates sobre políticas educativas”. Praxis Educativa, 4 (2), 159-168.

Tello, C. & Gorostiaga, J. (2013). “Aportes da cartografia social para uma epistemologia do visual na pesquisa sobre política educativa.”. In: Tello, C. & Almeida, M. L. P. de. (Orgs.) Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional (pp. 168-191). Campinas, Mercado das Letras.

Tello, C. & Mainardes, J. (2015) “Revisitando o enfoque das epistemologias da política educacional”. Práxis Educativa, 10 (1), 153-178.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

MOREIRA, L. P. Enfoques e abordagens para a análise de políticas educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 2, p. 1–14, 2017. DOI: 10.5212/retepe.v.2.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10493. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos