ANÁLISE DO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE PILARES EM EDIFÍCIOS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS EM CONCRETO ARMADO (RELAÇÃO GEOMÉTRICA EM PLANTA 1:4)

Aksou Victor Kestring Vera, Augusto Romanini, Roberto Vasconcelos Pinheiro, Hyago Mauricio Bremm Muller, Jennifer Mayara Vilas Boas da Silva, João Paulo Boff Almeida

Resumo


Um bom sistema estrutural começa pela estimativa da seção transversal de seus elementos. A estimativa permite a concepção do elemento no projeto, sua interação com as demais peças, além da obtenção de seu peso próprio. Nesse sentido, a presente pesquisa visa auxiliar na escolha do melhor método de pré-dimensionamento de pilares, comparando os resultados de três métodos com o dimensionamento via software estrutural, para edifícios de 5, 10 e 15 pavimentos em concreto armado. Verificou-se também a influência dos ventos e das posições dos pilares (canto, extremidade e interno) nos métodos. Através dos resultados pode-se determinar o melhor método para cada tipo de edificação além do mais adequado para cada posição de pilar. Ao final constatou-se que dos três métodos propostos, o que mais se aproximou, de forma geral, da situação dimensionada pelo software foi o método de Bacarji -Pinheiro. No entanto o método de Aufieri se mostrou mais efetivo para pilares internos e de canto. O método de Pinheiro demonstrou pouca acurácia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


O CONTEÚDO DOS ARTIGOS É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS AUTORES.