ANÁLISE DO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE PILARES EM EDIFÍCIOS DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS EM CONCRETO ARMADO (RELAÇÃO GEOMÉTRICA EM PLANTA 1:4)

Autores

  • Aksou Victor Kestring Vera Engenheiro Civil
  • Augusto Romanini Engenheiro Civil, Professor interino da Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Roberto Vasconcelos Pinheiro Doutor em Engenharia de Estruturas, Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Hyago Mauricio Bremm Muller Engenheiro Civil
  • Jennifer Mayara Vilas Boas da Silva Arquiteta e Urbanista
  • João Paulo Boff Almeida Engenheiro Civil

Resumo

Um bom sistema estrutural começa pela estimativa da seção transversal de seus elementos. A estimativa permite a concepção do elemento no projeto, sua interação com as demais peças, além da obtenção de seu peso próprio. Nesse sentido, a presente pesquisa visa auxiliar na escolha do melhor método de pré-dimensionamento de pilares, comparando os resultados de três métodos com o dimensionamento via software estrutural, para edifícios de 5, 10 e 15 pavimentos em concreto armado. Verificou-se também a influência dos ventos e das posições dos pilares (canto, extremidade e interno) nos métodos. Através dos resultados pode-se determinar o melhor método para cada tipo de edificação além do mais adequado para cada posição de pilar. Ao final constatou-se que dos três métodos propostos, o que mais se aproximou, de forma geral, da situação dimensionada pelo software foi o método de Bacarji -Pinheiro. No entanto o método de Aufieri se mostrou mais efetivo para pilares internos e de canto. O método de Pinheiro demonstrou pouca acurácia.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Edição

Seção

Artigos