ACESSIBILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS DO PMCMV AO TRANSPORTE PÚBLICO NO RIO DE JANEIRO

Rafael Sadao Monteiro, Alan Lopes Nóbrega, Rosane Martins Alves, Mauro Jonas Cardoso do Nascimento

Resumo


A necessidade do transporte público surge das distâncias a serem percorridas pelos habitantes para alcançarem as oportunidades oferecidas dentro do tecido urbano. Quanto mais distantes as habitações se localizam em relação às redes de transporte, mais difícil se torna o acesso às oportunidades urbanas. Com os eventos esportivos mundiais sediados na cidade entre os anos de 2014 e 2016, o Rio de Janeiro recebeu grandes investimentos na área de transportes de média e alta capacidade, e simultaneamente incentivos públicos para habitação de interesse social, particularmente no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A implantação desses projetos em áreas muitas vezes afastadas do centro urbanizado impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Este trabalho avalia a acessibilidade dos empreendimentos do PMCMV na cidade do Rio de Janeiro, considerando-se a distância às estações de transporte de média e alta capacidade. O objetivo desta análise é identificar qual percentual destes projetos oferece condições facilitadas de acesso a essas estações. Foram utilizadas informações georreferenciadas através de software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), considerando raios de área de abrangência. Por fim, evidenciou-se que apenas pouco mais de um terço (35,1%) dos projetos oferece acesso facilitado às estações de transporte consideradas.

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