ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA DEPOSIÇÃO SUPERFICIAL DE DETRITOS E COMPARATIVO ENTRE TIPOS DE LIMPEZA NA EFICIÊNCIA DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM UMA REGIÃO SEMI-ÁRIDA

Autores

  • Emanuella Maria Rodrigues de Sousa UFERSA
  • Sammy Whallyd dos Santos Silva UFERSA
  • Romênia Gurgel Vieira UFERSA
  • Maria Izabel da Silva Guerra UFERSA

Resumo

A geração de energia elétrica utilizando módulos fotovoltaicos necessita de um plano de manutenção para que a vida útil do sistema seja prolongada, bem como seu rendimento melhorado. Neste trabalho analisou-se a influência da deposição superficial de detritos sobre painéis fotovoltaicos. Este problema pode causar prejuízo à eficiência da geração de energia devido ao sombreamento nas células, além do surgimento de possíveis manchas e corrosão sobre os módulos. O sistema fotovoltaico analisado na presente pesquisa é composto por dois painéis fotovoltaicos, instalados na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Fez parte também do estudo uma análise comparativa entre as eficiências dos painéis do sistema ao se implementar dois métodos diferentes de limpeza diária, somente com flanela e com flanela e água. O principal resultado observado neste trabalho foi a redução de tensão, e consequentemente da potência gerada, além de um aumento significativo de temperatura no módulo sujo. Quanto ao resultado da comparação entre métodos de limpeza, verificou-se menos de 1% a mais de eficiência no painel que foi limpo com água e flanela.

Referências

BELTRÃO, Ricardo Esberard de Albuquerque. Efeito da Temperatura na Geração de Energia de Módulos Fotovoltaicos Submetidos a Condições Climáticas Distintas. Estudo de Caso Para as Localidades de Recife e Araripina. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Recife, 2008.

CRESESB, Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sergio de Salvo Brito. Manual de engenharia para sistema fotovoltaico. Rio de Janeiro, 2014.

BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL. Relatório síntese do balanço energético nacional 2017, Rio de Janeiro, 2017.

IMHOFF, J. Desenvolvimento de Conversores Estáticos para Sistemas Fotovoltaicos Autônomos. Dissertação. Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2007. 146 f.

KUDISH, A. I., IANETZ, A. Analysis of a Solar Radiation Data fot Beer Sheeva, Israel and It’s Environs. Solar Energy, Kidlington, v.48, p. 97-106,1992

LOPEZ, Ricardo Albadó. Energia Solar para produção de eletricidade. São Paulo: Artliber Editora, 2012.

MATTOS, G.M. Estudo de rendimento e temperatura de painéis fotovoltaicos com uso de técnica de concentração solar. Rio de Janeiro, 2016.

MICHELS, Roger Nabeyama. A Influência da Temperatura na Eficiência de Painéis Fotovoltaicos em Diferentes Níveis de Incidênciada Radiância Solar. Revista Agroambiental, Dezembro de 2010.

RIBEIRO, George Bezerra. Energia solar fotovoltaica: Estudo de dimensionamento e viabilidade de sistemas autônomos em Mossoró/RN. Dissertação. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Mossoró, 2004

Downloads

Publicado

2018-11-30

Edição

Seção

Artigos