VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DA MATURIDADE NO MONITORAMENTO DA RESISTÊNCIA DE CONCRETOS EM REGIÕES DE CLIMA TROPICAL

Autores

  • Julierme Siriano da Silva Centro Universitário UNIRG
  • Maria Carolina de Paula Estevam D'Oliveira Centro Universitário Luterano de Palmas Universidade Federal do Tocantins
  • Evandro Schmitt Schmitt Centro Universitário UNIRG
  • Fabiano Fagundes

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o método não destrutivo da ASTM C 1074-11 para o controle da resistência à compressão a partir da evolução da temperatura ao longo do tempo durante a cura do concreto em regiões de clima tropical, como é o caso do estado do Tocantins, denominado de Método da maturidade. Por meio deste, torna-se possível saber, por exemplo, em que momento poderá ser realizado a desforma, a aplicação de cargas e tempo de cura dos elementos concretados. A pesquisa objetiva-se em avaliar o concreto armado constituído do CP II F - 32 com seixo rolado e relação a/c 0.52, curado em câmara úmida saturada em temperatura média de 25 °C utilizando o conceito de Maturidade, bem como na determinação da energia aparente de ativação que utiliza corpos de prova em argamassa cúbicos de 5 x 5 x 5 cm. Estes, que foram curados às temperaturas de 25, 40 e 60 ºC. Para os ensaios de resistência à compressão, romperam-se corpos de prova cilíndricos Φ10 x 20 cm em idades de 1, 3, 7, 14 e 28 dias. Os resultados obtidos permitiram observar a viabilidade e eficiência da utilização do Método da Maturidade para a determinação das resistências à compressão do concreto em regiões com clima tropical.

Biografia do Autor

Julierme Siriano da Silva, Centro Universitário UNIRG

Engenheiro Civil formado no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Mestre Engenharia em Engenharia Ambiental (UFT). Professor do Centro Universitário UnirG.

Maria Carolina de Paula Estevam D'Oliveira, Centro Universitário Luterano de Palmas Universidade Federal do Tocantins

Engenheira Civil. Mestre Engenharia em Engenharia Ambiental (UFT). Professora do Centro Universitário Luterano de Palmas e Universidade Federal do Tocantins.

Evandro Schmitt Schmitt, Centro Universitário UNIRG

Engenheiro Civil formado no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Professor do Centro Universitário UnirG.

Fabiano Fagundes

Engenheiro Civil formado no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Mestrando do curso de Engenharia em Engenharia Ambiental (UFT). Professor do Centro Universitário UnirG.

Downloads

Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Artigos