MENSURAÇÃO DO USO DA LEAN CONSTRUCTION: DIAGNÓSTICO DE EMPRESA CONSTRUTORA ATUANTE NA REGIÃO DE MARINGÁ/PR

Autores

  • Arthur Felipe Echs Lucena Universidade Estadual de Londrina
  • Luci Mercedes De Mori Universidade Estadual de Maring

Resumo

No setor da construção civil, ainda se presencia a existência de perdas em seus processos produtivos, sendo importante incorporar práticas mais racionais que visem a melhoria contínua e, consequentemente, maior qualidade do produto. Nesse contexto, ganha destaque uma filosofia de gestão conhecida como Lean Construction. Entretanto, como tal filosofia prevê a adoção de princípios cujos resultados na obra são essencialmente qualitativos, nota-se a necessidade de se mensurar quantitativamente a implantação desses, a fim de se estabelecer um diagnóstico de como a obra se encontra em relação ao que é proposto na filosofia Lean. Nesse sentido, existem várias ferramentas para realizar essa mensuração. Com o objetivo de aplicar e analisar três desses métodos, a presente pesquisa realizou um estudo em uma empresa construtora atuante na região de Maringá/PR. Assim, aplicaram-se em uma obra da empresa selecionada os métodos de mensuração quantitativa que se julgou estarem mais consolidados na atualidade. Com base nos resultados gerados, realizou-se uma análise do diagnóstico da empresa fornecido por cada método, de modo a observar se seus resultados são coerentes. Dessa forma, concluiu-se que dentre os métodos analisados não há ainda um que apresente resultados perfeitamente condizentes com o que é averiguado no cotidiano da empresa analisada. Dentre os métodos avaliados, o proposto por Hofacker et al. (2008) e Carvalho (2008) obtiveram resultados mais representativos. Destaca-se, também, a rápida e prática aplicação do método de Tonin e Schaefer (2013).

Biografia do Autor

Arthur Felipe Echs Lucena, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina. Participa do Grupo de Pesquisa de Gestão de Processos na Construção Civil (GPCC), vinculado à Universidade Estadual de Londrina. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia e gestão na construção civil, Lean Construction e construções sustentáveis. Ganhador do Prêmio Sinduscon Academias 2017, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná (SINDUSCON-NOR/PR).

Luci Mercedes De Mori, Universidade Estadual de Maring

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, gerenciamento, orçamento, produtividade, ergonomia, Lean Construction, alvenaria, argamassas e segurança do trabalho.

Downloads

Publicado

2018-08-07

Edição

Seção

Artigos