v. 14 n. 1 (2019)

Artigos

  • A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave

    Antoni Verger
    9-33
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.001
  • Cómo potenciar la justicia social y la pedagogía de Freire en la enseñanza universitaria. Ejemplos de la enseñanza universitaria del inglés

    María Martínez Lirola
    34-48
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.002
  • Transformaciones del examen en la escuela colombiana (1890 -1940): hacia la clasificación e individualización del sujeto escolar

    Ángela Adriana Rengifo Correa
    49-67
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.003
  • John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas

    Claudio A. Dalbosco, Miguel da Silva Rossetto
    68-83
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.004
  • Agenda sindical de professores da Educação Básica: desafios postos a partir do Piso Salarial Profissional Nacional

    Andréa Barbosa Gouveia, Maria Dilneia Espíndola Fernandes
    84-98
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.005
  • As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura

    Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Sheila Fabiana de Quadros, Rita de Cássia da Silva Oliveira
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.006
  • Política de valorização docente e carreira de professores da Educação Básica no estado de São Paulo

    Leandro Thomazini, Márcia Aparecida Jacomini
    115-137
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.007
  • Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais

    Adolfo-Ignacio Calderón, Bruna Mara da Silva Wargas, Eli Borochovicius, Marco Wandercil, Marina Piason Breglio Pontes, Adelir Aparecida Marinho de Barros, Fábio Brazier, Adriana Batista de Souza Koide
    138-162
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.008
  • Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticas

    Fernando Bagiotto Botton, Hector Ribeiro Molina, Lareane Lourenço Machado, Douglas Figueira Scirea, André Victor Falcade Pereira
    163-180
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.009
  • Epistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas

    Ana Luisa Teixeira de Menezes, Maria Aparecida Bergamaschi
    181-198
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.010
  • O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807

    Danilo Arnaldo Briskievicz
    199-214
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.011
  • A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente

    Fabiana Claudia de Vasconcelos França, Luiz Síveres
    215-231
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.012
  • Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes

    Rodrigo Avila Colla
    232-249
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.013
  • Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática

    José Wilson dos Santos, Marcio Antonio da Silva
    250-272
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.014
  • Um estudo de elites acadêmicas no campo da Política Educacional no Brasil

    Isac Pimentel Guimarães
    273-296
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.015
  • Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento

    Patricia Laura Torriglia
    297-318
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.016
  • A regulação da conduta dos pesquisadores na ciência brasileira: um problema de pesquisa ou um problema para a pesquisa em Educação?

    Mónica de La Fare, Pedro Savi Neto
    319-332
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.017
  • Trabalhos de conclusão de curso: tendências dos estudos relacionados à Educação Especial em um curso de Pedagogia

    Silmara de Oliveira Gomes Papi, Leticia Golba
    333-361
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.018
  • “Esta mesa redonda é quadrada”: a gestão democrática no contexto da democracia burguesa

    Anita Helena Schlesener
    362-376
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.019

Resenhas

Tradução

  • As nuances da censura: escritos políticos de Antonio Gramsci de 1916 a 1918

    Tradução de Anita Helena Schlesener
    387-396
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.022