Programas federais para o Ensino Fundamental e a materialização do direito de todos à educação de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0008

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a congruência entre programas federais endereçados ao Ensino Fundamental regular e o reforço de condições que implicam a materialização do direito de todos à educação de qualidade. Toma por base dados de 2007, 2009, 2011 e 2013 sobre acesso e permanência na escola, qualidade do Ensino Fundamental aferida oficialmente e programas criados pelo governo federal no exercício de sua ação redistributiva e supletiva. Embora os resultados sugiram adequação do conjunto de programas diante das variáveis que informam a desigualdade educacional e social no país, questionam o potencial de enfrentamento de desafios mais pontuais de cada etapa da Educação Básica. Conclui destacando que um maior alinhamento entre programas e demandas, em termos de garantia de acesso e permanência na escola, constitui medida fundamental para reforçar a congruência entre programas eleitos e a materialização do direito à educação de qualidade.

 

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Programas federais. Direito à educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Downloads

Publicado

2017-04-08

Como Citar

NARDI, E. L. Programas federais para o Ensino Fundamental e a materialização do direito de todos à educação de qualidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 138–162, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9450. Acesso em: 28 mar. 2024.