A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues

Autores

  • Juliana Cavalcante de Andrade Louzada Universidade Estadual Paulista
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins UNESP/Campus de Marília
  • Claudia Regina Mosca Giroto UNESP/Campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.010

Resumo

No campo de estudo selecionado, interessa investigar se a oferta da disciplina Libras constitui-se num espaço formativo orientado para a consolidação de práticas educacionais bilíngue, em consonância com o Decreto Federal nº 5.626/05. A análise dos documentos disponíveis online permitiu a identificação de 19 cursos que ofertavam disciplinas em atendimento às políticas de educação bilíngue para surdos. Da amostra de cursos investigados, foram encontradas 22 disciplinas. Apoiada na Análise de Conteúdo, os dados obtidos nos planos de ensino foram organizados e analisados em três categorias: a) Ensino de Libras; b) Conteúdo sobre a Libras e c) Políticas Públicas e fundamentos da educação de surdos. Os resultados evidenciaram que a disciplina Libras tem se configurado como possibilidade de difusão e ensino desta modalidade de linguagem. Conclui-se, portanto que a sua oferta contribuiu para desfazer equívocos sobre a escolarização dos surdos, na perspectiva bilíngue.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Língua Brasileira de Sinais. Política Educacional Bilíngue.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Universidade Estadual Paulista

Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília, na área de Educação Especial. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Formação de Professores, Educação Inclusiva e Educação Escolar. 

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

LOUZADA, J. C. de A.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. A disciplina Libras na formação de professores: desafios para a formulação de espaços educacionais bilíngues. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 864–886, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9298. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos