O movimento de constituição da história da Pedagogia e seu objeto de estudo: articulação com as concepções pedagógicas na formação do pedagogo

Autores

  • Miryan Cruz Debiasi Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0020

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções pedagógicas que norteiam a organização curricular do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. A discussão desenvolve-se de modo articulado ao objeto de estudo da Pedagogia e à sua centralidade para os conceitos científicos da área. O corpus constitui-se de dois projetos em vigor no curso analisado e o processo analítico desenvolveu-se com base em uma unidade configurada por dois componentes: o objeto da Pedagogia e as finalidades definidas para o processo de formação do professor que, por sua vez, constituíram-se na concepção do curso como elemento de análise. Os resultados demonstram que, em ambos os projetos, o objeto da Pedagogia se mostra implícito, além de haver uma possibilidade de formação crítica. Entretanto, em um deles fica mais evidenciada uma proposta pautada em conhecimentos empíricos e pragmáticos que valorizam as experiências individuais, enquanto o outro projeto prevê uma formação que considere a educação na multiplicidade de relações da sociedade atual a partir de uma consistência teórica necessária. Tal observação conclui ser possível uma organização do ensino no curso de Pedagogia com base nos pressupostos teóricos assumidos neste artigo.

 

Palavras-chave: Pedagogia. Objeto de estudo. Concepção pedagógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Coordenadora do Curso de Pedagogia

Centro Universitário Barriga Verde -UNIBAVE

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

DEBIASI, M. C.; DAMAZIO, A. O movimento de constituição da história da Pedagogia e seu objeto de estudo: articulação com as concepções pedagógicas na formação do pedagogo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 638–656, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9087. Acesso em: 26 abr. 2024.