Educação Física escolar e políticas de inclusão: entre a gestão de riscos e o ensino

Autores

  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0008

Resumo

Este artigo analisa as políticas de inclusão e a Educação Física escolar dentro da perspectiva baseada nos Estudos Foucaultianos em Educação. Por esse viés, entende-se que hoje a inclusão é um imperativo de Estado, inserindo-se numa grade de inteligibilidade que fomenta formas de regulação da vida e de controle dos riscos dos distintos indivíduos. O objetivo é o de discutir outras formas de olhar para as políticas de inclusão e a Educação Física escolar, a partir da análise dos documentos que as regulam. A metodologia da pesquisa é de inspiração genealógica, destacando uma apreciação dos discursos presentes nos documentos oficiais que legitimam essas políticas. Os resultados e conclusões indicam que a Educação Física escolar e as políticas inclusivas se enredam numa busca pela inclusão como gestão de riscos dos sujeitos, desconsiderando aspectos que se relacionam ao ensino.

 

Palavras-chave: Educação Física. Políticas de Inclusão. Estudos Foucaultianos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Professsora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), vinculada ao Instituto de Educação, atuando no Curso de Educação Física.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

MACHADO, R. B. Educação Física escolar e políticas de inclusão: entre a gestão de riscos e o ensino. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 430–447, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8829. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença