Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão

Autores

  • Telma Adriana Pacífico Martineli Universidade Estadual de Maringá
  • Keros Gustavo Mileski UEM - Universidade Estadual de Maringá FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as teorizações pedagógicas de Educação Física e, a partir de seus pressupostos, apreender suas concepções de homem, os conceitos de diferença e, por conseguinte, de inclusão relativos a essas concepções. Trata-se de um estudo teórico que se utiliza de obras de referência da área e obras clássicas que fundamentam essas concepções. Compreende-se que a diferença e a inclusão, implícitas àquelas concepções, são concebidas a partir da biologia, da cultura, da comunicação e do trabalho, e que a prática pedagógica se orienta para fins e perspectivas também distintas. Conclui-se que é necessário avançar para além da explicação dos conceitos de diferença e de inclusão, de forma a recuperar como categoria central o trabalho, cuja explicação assenta-se na desigualdade social e na necessidade de novas e transformadoras práticas educativas para além das disseminadas nas políticas sociais e educacionais contemporâneas.

 

Palavras-chave: Diferença. Inclusão. Concepções pedagógicas de Educação Física.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma Adriana Pacífico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Educaçao Física da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em História e Historiografia da Educação.

Keros Gustavo Mileski, UEM - Universidade Estadual de Maringá FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná

Professor do Departamento de Educação Física da FACINOR. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

 

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

MARTINELI, T. A. P.; MILESKI, K. G. Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 395–413, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8827. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença