Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira

Autores

  • Patricia Santos de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • João Paulo da Silva Nunes Universidade Federal de São Carlos
  • Mey de Abreu van Munster Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear e analisar a produção discente envolvendo a temática Educação Física e Inclusão, a partir de teses e dissertações oriundas dos programas de Pós-Graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão sistemática de literatura. Foi encontrado um total de 73 estudos, sendo 60 dissertações de Mestrado e 13 teses de Doutorado, defendidas em 33 universidades brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2015. Os trabalhos analisados foram organizados em 10 categorias temáticas. Verificou-se que as pesquisas têm sido centradas no processo de formação do professor de Educação Física e na atuação desse profissional. Embora o número de publicações venha crescendo nos últimos anos, é necessário descentralizar os temas de pesquisa estudados, a fim de adotar uma visão sistêmica e subsidiar ações que deem suporte a novas formas de se pensar a Inclusão no contexto da Educação Física Escolar no Brasil.

 

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Educação Inclusiva. Produção científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada e bacharel em Educação Física, mestre e doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

João Paulo da Silva Nunes, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Educação Física pelo Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH/UFSCAR)

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA e professora credenciada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/ UFSCar)

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

SANTOS DE OLIVEIRA, P.; DA SILVA NUNES, J. P.; DE ABREU VAN MUNSTER, M. Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 570–590, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8806. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença